Tip 1.1 Cursos de Ensino e Aprendizagem

A presente tipologia de intervenção visa apoiar a formação inserida no sistema de aprendizagem dirigida à qualificação de jovens, por forma a facilitar a sua integração na vida ativa, correspondendo a uma modalidade de formação que valoriza a prática real em posto de trabalho na empresa como contexto para a aquisição de saberes científicos e tecnológicos e para o reforço das suas competências académicas, pessoais, sociais e relacionais, preparando os jovens par o mercado de trabalho.
– Tem uma duração de aproximadamente 3 anos (regime laboral – 7 horas diárias) e em que cerca de 40% da formação decorre em contexto de trabalho numa empresa;
– Permite obter uma dupla certificação, profissional e escolar, de nível secundário (nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações) possibilitando a progressão nos estudos.

Destinatários:

São destinatários das ações apoiadas no âmbito da presente tipologia de intervenção os jovens que frequentam as ações de formação do sistema de aprendizagem.

– Jovens até 24 anos (inclusive),
– Com 9º ano de escolaridade ou equivalente, sem conclusão do 12º ano.

 

Benefícios:

• Bolsa profissionalização;

• Subsídio de alimentação;

• Subsídio de transporte;

• Em situações específicas, pode receber também: bolsa para material de estudo e subsídio de acolhimento (para quem tem crianças ou adultos dependentes a cargo).

Consulte aqui o Plano Curricular referente aos cursos a decorrer em 2015/2016: